Menu


Início Aulas Contato Meus Alunos Vídeos Dicas Minha História

domingo, 16 de março de 2014

Dicas




Dicas de pintura!


Pincéis

Os tipos mais utilizados são os chatos, redondos e ovais chatos. Os feitos com pêlo de porco. Por serem mais duros são ideais para espalhar a tinta em grandes áreas de tela.

Já os de pêlo de marta são indicados para pequenos detalhes.










Cores Quente e Frias

A sua cor preferida é fria ou quente? Não sabe? Então pense em coisas que tenham sua cor favorita . Agora responda: essas coisas são frias ou são quentes? Assim fica fácil descobrir... Veja só: uma brasa quando está queimando é bem vermelha. Conforme vai perdendo o calor, fica laranja, depois amarela, até apagar. Então:
– Vermelho, laranja e amarelo são cores quentes.
Agora imagine que você está nadando nas águas azuis de uma cachoeira no meio do verde da floresta. Se não fizer sol, você vai tremer de frio.
– Azul e verde são cores frias.
Conhecendo essa diferença, os pintores conseguem transmitir sensações de calor e de frio aos seus quadros. Um dia de verão, com muito sol, tem sempre bastante tinta laranja e amarela. Já uma cidade no inverno ganha mais tons de azul e de verde.
Agora que você aprendeu o segredo, é só usar nos seus desenhos...





Como transferir o risco para a tela

Se você tem facilidade para desenhar a tela apenas olhando o gráfico, é possível usar o carvão ou a tinta a óleo. Se preferir, transfira o desenho com o auxílio de um carbono. Para isso, copie o desenho em papel vegetal. Coloque o carbono sobre a tela e sobreponha o papel vegetal. É importante transferir o desenho com muita suavidade e sem pressionar a tela.




Mistura de cores

Van Gogh era um dos mestres que costumava mesclar uma cor na outra. Para isso, aproveitava a tinta de fundo ainda úmida e entrava com outras cores. Na pintura em tela, este recurso é muito usado e proporciona efeitos belíssimos. Outra maneira de mesclar as cores enquanto a tinta esta úmida é usando uma espátula. Além da mistura de cores, você consegue criar texturas e alguns pontos de luz. Para isso, basta raspar com cuidado a camada de tinta até alcançar a tela branca.









Nenhum comentário:

Postar um comentário